quinta-feira, 2 de abril de 2009

5 BD's que todos deviam ler

5 BD's que todos deviam ler (não está por ordem, até podiam estar todos no número 1)
-Maus: a história de um sobrevivente (I e II)
Uma saga importante, pois é uma das mais premiadas de sempre. Conta a história da relação pai/filho e das histórias do pai sobre como sobreviveu à II guerra Mundial e a Auschwitz. É da autoria de Art Spiegleman, fundador da revista de BD de vanguarda Raw. Em Portugal os dois volumes da saga estão editados pela Difel.
-Todos os Tintins
São clássicos, sem dúvida, sendo a «revolução» da BD franco-belga e europeia desenhados e escritos por hergé, considerado «o Walt Disney Europeu». Os livros que destaco mais são Tintim no Tibete, O caranguejo das tenazes de ouro e As jóias de Castafiore.
-Todas as BD's escritas por Goscinny
aconselho porque goscinny tinha um poder de escrita imenso, podendo escrever sobre as 1001 noites ou sobre um pátio da escola. Um dos melhores autores de BD de sempre.
Exemplos: Iznogoud, Astérix, Lucky Luke, etc
-Todas as BD's de Franquin
Desde spirou a gaston lagaffe passando por modesto e pompon, a variedade da obra de franquin estende-se pela sua criatividade. O criador do marsupilami mostra com as suas histórias que estas são uma fonte de humor ainda nos dias de hoje.
-Akira
A mega banda desenhada japonesa (manga), da autoria de Katsuhiro Otomo, foi um sucesso de público e de crítica e além de bons desenhos/argumento, Otomo aproveita para criticar a ingenuidade humana.

Sem comentários: